segunda-feira, 5 de julho de 2010

Oficinas de EA e Educom - 28/06 à 03/07/2010

              As oficinas de Educação Ambiental e Educomunicação em Cícero Dantas contaram com um público em média de 60 pessoas por dia. Representantes de escolas, secretaria de ação social, agentes de saúde, estudantes, professores da zona urbana e rural, técnicos da escola agrícola e grupos culturais, participaram desta etapa inicial que começou em 28/06/ e terminou em 03/07/2010. Durante este período houve o momento de intervenção (caminhada) por várias ruas da cidade com objetivo de divulgar o PEAMSS, chamar atenção para as questões ambientais, a exemplo do lixo, da importância da água e finalizando com dois momentos de vivência de fotografia

              As atividades e trabalhos apresentados foram de extrema importância para realidade local , estimulando nos participantes a percepção e fazendo com que essas pessoas que estão inseridas dentro desse território possam ter a visão crítica e contextualizada de sua situação socioambiental, a cultura, economia, comunicação, política, saneamento e meio ambiente, entre outros aspectos potenciais promotores dos processos de transformação e ação social coletiva.
            Uma das etapas de suma importância para esse processo é a construção continuada do Biomapa, que representa o território municipal e numa prática coletiva os participantes puderam diagnosticar e mapear sua realidade, perceber o valor da memória coletiva, os lugares de importância social e histórica para a cidade como o Poço do Ó e a Serra Boqueirão.
       


               Os participantes foram orientados a descrever e redesenhar o Biomapa construído durante a oficina do seminário de abertura; com isso surgiram vários símbolos, mitos e lentas locais, como a do Bode de Ouro, que aparece no mês de agosto saltando de um lado para outro da serra. Outra história citada nos trabalhos é a da nascente Poço do Ó, que segundo a participante Maria do Carmo:

Quem tomasse a água do Poço do Ó nunca mais sairia da cidade de Cícero Dantas

          Evidenciamos a importância dos recursos hídricos nos processos de construção das identidades locais, os sentimentos dos lugares vividos com outras histórias e contos populares, sem perder o foco na Educação Ambiental e Educomunicação, norteados pelo Saneamento Básico e Ambiental durante a formação.

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